domingo, 9 de março de 2008

A Comunicação

A conceituaçâo de trânsito, considerada no Código de Trânsito Brasileiro, afirma que a utilização das vias é um direito de todos'. Neste sentido, o espaço público pertence a todos de maneira igualitária. Mas a convivência social no trânsito, nem sempre, parece estar ancorada no princípio da igualdade.
O crescimento desordenado das cidades, o aumento populacional, o aumento da frota veicular, entre outros falores, dificultam a locomoção do homem. Por conseguinte, a impossibilidade de locomover-se adequadadamente gera a falta de comunicação com o espaço. Dessa forma, o homem passa a não aceitar mensagens e, muitas vezes, deixa de emiti-las, dando início a uma cadeia de comportamentos inadequados no trânsito: furo de sinal, estacionamento em local proibido, travessia fora da faixa. Tais atitudes demonstram que os meios de comunicação, fundamentais à locomoção no espaço, passam a não ter mais significado para o homem.
A dificuldade de locomoção e a falta de comunicação podem acarretar sérios problemas de relacionamento social no trânsito culminando, por vezes, em acidentes e crimes desastrosos.

Nenhum comentário: